Projeto Aprendiz-músico amplia oferta de educação musical em Canavieiras
Visando ampliar a oferta de educação musical a alunos do ensino municipal, a Prefeitura Municipal de Canavieiras está apoiando projeto Aprendiz-músico, do Grupo Musical 2 de janeiro, que oferece aula de Educação Musical aos jovens oriundos da comunidade carente de Canavieiras.
Inicialmente, participarão do projeto a Escola de Música João Panan, da 2 de janeiro, em parceria com as escolas municipais Noécia Vidal Cavalcante e o Centro Educacional Antônio Carlos Magalhães, além do Centro Educacional J. F. Kennedy, este da iniciativa privada. Será incorporado ao projeto, ainda, o Ponto de Leitura do Jardim Burundanga, de responsabilidade da professora Marinalva Melo. As crianças receberão aulas de flauta doce.
De acordo com a maestrina Eunice Castro, elaboradora do projeto, a ideia é que essas aulas afastem os jovens da ociosidade, e, consequentemente, das vulnerabilidades sociais. “Estamos oferecendo gratuitamente ao jovem de baixa renda, a oportunidade de aprender música com profissionais de experiência comprovada”, disse.
O prefeito Almir Melo, por sua vez, vê na iniciativa uma alternativa de profissionalização do jovem que tem talento para a música. ”Essas aulas desenvolvem o espírito da disciplina e podem preparar o jovem para uma carreira militar ou, até mesmo para ser um músico profissional”, ressaltou.
O projeto entrou em vigor no terceiro mandato de Almir Melo, em 1997. Esse ano, a prefeitura cedeu dois professores efetivos para fazerem parte do corpo docente, junto à Eunice Castro: Wanderson Coutinho e Cleidson Oliveira. As aulas acontecem duas vezes por semana, com a duração de duas horas, para 20 alunos selecionados pelas escolas parceiras.